Saúde
Prefeitura orienta comunidade sobre cuidados para prevenir infecções respiratórias
Apesar de não haver casos do coronavírus confirmados no Brasil, a prevenção é sempre uma aliada para evitar problemas mais sérios de saúde
Após o Ministério da Saúde confirmar a existência de nove casos suspeitos de coronavírus no país - até a noite de quarta-feira (29) - , a prefeitura de Pelotas, através do setor de Vigilância Epidemiológica (Vigiep) da Secretaria de Saúde (SMS), resolveu relembrar a chamada Etiqueta Respiratória, ferramenta que deu muito certo quando ocorreu o surto de H1N1.
Apesar de não haver casos confirmados no país, a prevenção é sempre bem-vinda e pode evitar outros tipos de infecções respiratórias. A técnica também pode servir, como precaução, para quem viajou para algum país com casos confirmados do coronavírus.
Confira
- Lave as mãos com sabão e água, ou com álcool, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilize lenço descartável para higiene nasal
- Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir
- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
- Higienize as mãos após tossir ou espirrar
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
- Mantenha os ambientes ventilados
- Evite contato próximo com pessoas que apresentarem sinais ou sintomas da doença, e que tenham viajado para países onde a doença está ativa
Acompanhe
Dos nove casos suspeitos no país, três estão em São Paulo e dois no Rio Grande do Sul. Os outros quatro dividem-se entre Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará. Até quarta, o Ministério da Saúde havia sido notificado de 43 suspeitas de casos, conforme levantamento realizado entre os dias 8 e 30 de janeiro.
Após testes para vírus mais comuns e verificações, 34 pacientes foram descartados para coronavírus. Segundo os órgãos de saúde, um caso é tratado como suspeito se a pessoa esteve na China nos últimos 14 dias e apresentou tosse e febre ao retornar.
Até o momento, mais de 8 mil casos de coronavírus foram confirmados em todo mundo, sendo 5.997 somente na China, onde 171 pessoas morreram. Não houve nenhuma morte em outros países.
A OMS ampliou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas somente em casos de extrema necessidade.
-148462Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário